quarta-feira, 16 de junho de 2010

Gude na Espanha


O prefeito Antonio Conceição Almeida, o popular Gude (foto),de Ibirapitanga, terá o privilegio de participar,no próximo dia 23 de junho, em Barcelona,na Espanha,da solenidade em que a ONU entregará à AGIR(Associação Guardiã da Apa do Pratigí) o premio ao Serviço Publico das Nações Unidas,na categoria “Melhorando a participação cidadã nos processos de decisões publicas através de mecanismos inovadores”. A ida de Gude à Espanha se justifica no fato de ele também ser vice presidente do CIAPRA(Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigí).Como o presidente da entidade,Andrezito Lisboa,prefeito de Ituberá,não poderá comparecer a esse compromisso, caberá a Gude a honra dessa missão.

São João em Itagibá

Targino Gondim, Cacau com Leite, Urubu Fogoso, Lé com Kré, Só Pra Xamegar,Brasas do Forró, Beijo de Mulher,Perkata de Sola e Rosy & Banda,são algumas das atrações artísticas que estarão animando a festa junina na cidade de Itagibá. O arrasta pé acontece nos dias 24,25 e 26 e contará ainda com o folclórico Licor do Jegue, uma manifestação tradicional que se caracteriza por um grupo de pessoas visitando às residências da cidade sob o comando de um sanfoneiro e tendo como principal atrativo um jumento conduzido carotes com o famoso licor de jenipapo.


Madrinha de Arvore
O ex secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ubatã, João Tavares Alcântara (Jonga) vem insistindo na possibilidade da atriz Letícia Sabatella se tornar a madrinha de uma das mais antigas arvores encontradas em remanescentes da Mata Atlântica na região sul da Bahia. Trata-se de um jequitibá rosa (Cariniana legalis Kuntze ,Família: Lecythidaceae), de 43,5m de altura e 12,90m de circunferência., com idade estimada em mais de 500 anos, localizado na Fazenda Boa Lembrança,neste município.Jonga acredita que sendo madrinha da secular arvore,a atriz poderá contribuir com a divulgação,em nível nacional,deste patrimônio natural e com isso desencadear o desenvolvimento do turismo ecológico na zona rural de Ubatã. Wagner Silva, biólogo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acredita que a árvore da fazenda Boa Esperança seja, talvez , a maior da sua espécie já encontrada no Brasil.

Mata Atlântica

A revitalização do bioma da Mata Atlântica, na Região Extremo Sul da Bahia, deverá contar com importante apoio de empresas, governo e políticos finlandeses. A proposta foi feita pelo deputado Valmir Assunção e lideranças do MST da Bahia, que tiveram um encontro, em Porto Seguro, com o chefe executivo da maior produtora mundial de papel e cartão (a Stora Enso), Jouko Karvinen, assim como com o membro do Partido Verde no parlamento finlandês, Pekka Haavisto, e o ministro da Propriedade, Jyri Häkämies.
“Queremos plantar um milhão de árvores nativas nesta região tão desgastada e onde residem muitas famílias pobres. O nosso projeto, além da recuperação do meio ambiente, também visa a inclusão econômica dessas famílias de forma sustentável”, disse Valmir Assunção. Márcio Matos, da coordenação estadual do MST, afirmou que seria “de bom tom que o governo da Finlândia se colocasse favorável a essa proposta, já que empresas deste país também se beneficiam das terras brasileiras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário