quarta-feira, 9 de junho de 2010
Jequitibá com mais de 500 anos em Ubatã
Localiza-se na fazenda Boa Lembrança, no município de Ubatã, uma das maiores árvores registradas em remanescentes da Mata Atlântica na região cacaueira da Bahia. Trata-se de um jequitibá rosa( Cariniana legalis Kuntze ,Família: Lecythidaceae), de 43,5m de altura e 12,90m de circunferência., com idade estimada em mais de 500 anos.
Wagner Silva, biólogo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, acredita que a árvore da fazenda Boa Esperança é talvez a maior da sua espécie já encontrada no Brasil.
A árvore foi batizada com o nome de Sandó, em homenagem ao antigo proprietário da Fazenda Boa Lembrança,o ex prefeito de Ubatã e deputado estadual, Sandoval Fernandes Alcântara que também era conhecido pelo apelido de Sandó.
O ex-secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente,João Tavares Alcântara,o popular “Jonga”, que é um dos herdeiros do espolio de Sandoval Alcântara , luta para que o Jequitibá Sandó seja reconhecido como o maior já encontrado no Brasil, e também para tombá-lo como patrimônio Histórico de Ubatã.
Outro objetivo de Jonga é o de conseguir apoio de órgãos públicos e privados do município para desenvolver um projeto de visitação constante à monumental árvore, que já é símbolo da preservação de remanescentes da Mata Atlântica na região cacaueira da Bahia.”Ela seria a principal atração de um programa de eco-turismo no município”,explica João Tavares.
A possibilidade da atriz Letícia Sabatella se tornar a madrinha do Jequitibá Sandó e com isso contribuir para a sua divulgação em nível nacional é outra pretensão do ex-secretário. Ele adianta que contatos já foram feitos e tudo indica que a famosa atriz deverá aceitar ao convite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário