segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estrada Parque da Cidadania




Neste período que antecede a Semana e o Dia Mundial do Meio Ambiente, teve inicio, na região do Baixo Sul do Estado, a obra de construção da primeira estrada parque da Bahia, um empreendimento do Governo do Estado que se estende por aproximadamente 150 Km e se destaca como um importante modelo para o desenvolvimento sustentável da APA do Pratigi. O projeto que foi concebido em forma de uma amarração entre os cinco municípios que compõe a APA, se encontra totalmente executado.

A expectativa é de que num prazo de 18 meses a Estrada Parque da Cidadania,como foi oficialmente denominada, esteja concluída e já exercendo a sua função social que além de via de integração, comunicação e tecnologia, também envolve a ampliação dos benefícios gerados pelas cadeias produtivas ,assim como pelos projetos de educação,cidadania e preservação do meio ambiente.

Ecoturismo

Respeitando a topografia e os traçados originais de antigas estradas de terra que foram estadualizadas nos municípios de Ibirapitanga,Ituberá,Igrapiuna, Nilo Peçanha e Piraí do Norte, a Estrada Parque da Cidadania terá um fortíssimo apelo para um agroecoturismo qualificado e desempenhará um papel fundamental na concretização de ações de sustentabilidade voltadas ao desenvolvimento regional.

O Diretor Executivo da Apa do Pratigi, Fausto Azevedo, informa que diversos mirantes, pontos de educação ambiental e pontes de passagem da fauna, serão instalados ao longo da rodovia ecológica e que a sua pavimentação será totalmente em pedras(foto). ”Com isso evitaremos a impermeabilização do solo e o aumento da temperatura”, explica Fausto. A utilização de tecnologias limpas com materiais da própria região, também implicará no aproveitamento da mão de obra local na manutenção da estrada.

Como forma de garantir a segurança e permitir uma melhor apreciação da Mata Atlântica com a sua rica biodiversidade, estabeleceu-se que o limite máximo de velocidade dos veículos que por ali trafegarem, não deverá ser superior a 60Km/hora.Procedimentos semelhantes serão adotados em relação à tonelagem dos veículos, já que não serão permitidos o transporte de cargas pesadas.Ramais partindo das duas margens possibilitarão uma melhor comunicação com os pontos essenciais da geografia da APA.

Espelhos d’água

A topografia acidenta da Estrada Parque da Cidadania permite o fechamento de vales e a formação de espelhos d’água que ale de proporcionarem um notável efeito cênico também permitirão ações diversas,desde o lazer da população até a criação de peixes como a tilápia que tem grande produtividade.Sendo assim possíveis lagos poderão surgir nas localidades de Roda D’Água, Rio do Meio,Antonio Rocha e Craveiros0dentre outras.Nesse contexto também está incluído o controle da vazão do Rio Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário