Sábado, 29 de maio, foi dia de mutirão na região dos Gatos, que se localiza na área de atuação de três entidades formadas por produtores aglutinados na Associação da Serra do Papuã, Associação dos Pequenos Produtores Rurais das Regiões dos Gatos e Papua e Associação de Produtores Rurais da Comunidade do Rio do Meio,todas associadas à AGIR(Associação Guardiã da APA do Pratigi),no município de Ibiraptinga.
Reunindo dezenas de pessoas, entre homens, mulheres e crianças, e contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, o evento teve como principal objetivo a recuperação de alguns trechos da estrada conhecida como Ramal dos Gatos, a qual integrante do complexo da Estrada Parque da Cidadania que fará a ligação entre as diversas localidades da APA do Pratigí.
Expressando a importância do associativismo na solução de problemas e construção do progresso,o mutirão que obteve o êxito desejado naquele momento, transcorreu em clima de paz e confraternização.
APOIO LOGISTICO
Munidas de enxadas, picaretas, pás e demais ferramentas imprescindíveis ao serviço, as pessoas envolvidas na ação pegaram firme na labuta e assim abriram valetas para o escoamento de águas pluviais,taparam buracos,roçaram a vegetação que avançava sobre os acostamentos, enfim, produziram o que a necessidade imediata exigia.
O apoio logístico dado pela Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através de um gesto de atenção do prefeito Antonio Conceição Almeida(Gude), foi providencial.
O município cedeu uma patrulha mecânica constituída por uma retroescavadeira, e três caçambas, utilizadas nos serviços de extração e distribuição de cascalho nos pontos necessitados de recuperação,a longo dos 25 Km da estrada em território de Ibirapitanga.A mão de obra dos trabalhadores associados completou a empreitada.
Vale ressaltar a força dada pelo vereador Edson Araújo de Abreu(PPS),o popular “Dinho” que se fez presente no mutirão,coordenando a ação da patrulha mecânica e se colocando à disposição em outras atividades.Dinho adiantou que na Câmara Municipal estará lutando pelos interesses da região,sobretudo na realização de novos mutirões.
FEIJOADA E DEPOIMENTOS
Concluído o mutirão, por volta das 15 horas, pessoal se reuniu no Bar de Paiuca onde foi servida uma feijoada prepara com esmero por dona Albina Nascimento de Souza e a professora Valdelice Dias dos Santos.Na oportunidade até aconteceu um recital de cordel de cordel pelo poeta Jacinto Carinhanha, um dos moradores mais antigos da área.
Comentado a respeito do mutirão o agricultor Valdenor Onofre de Souza, disse que se trata de uma prática muito produtiva que resulta no beneficiamento de toda a região.Se pudesse tinha mutirão toda a semana”,conclui.Já o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais das Regiões dos Gatos e Papuã, Valdir Barreto Spósito avaliou que o apoio do Poder Executivo Municipal é muito importante pois com a força do maquinário o serviço se torna mais produtivo e rápido.Nessa mesma linha de raciocínio, o produtor Sergio Gondim, presidente da Associação Serra do Papuã, lembrou que esse foi o segundo mutirão a ser realizado no ano em curso nesta região da APA do Pratigi e que a adesão de produtores e trabalhadores rurais tem sido evolutiva.
”Quando os produtores tomam a iniciativa, outros segmentos, a exemplo do Poder Público chegam em apoio ao trabalho”, argumentou Sérgio.Ele aproveita a oportunidade para demonstrar gratidão ao prefeito Gude e ao vereador Dinho.”Estas autoridades foram sensíveis à nossa reivindicação e chegaram junto”.Sérgio Gondim e as demais lideranças da região beneficiada esperam continuar contando com o apoio do Prefeitura.”O lucro é de todos,desde os produtores,passando pelos demais usuários da rodovia até o próprio município de Ibirapitanga”, concluiu a liderança ruralista.
AGIR receberá certificado da ISO
Após uma auditoria realizada nos dias 17 e 18 de maio, o sistema de Gestão da Qualidade da Associação Guardiã da APA do Pratigi(AGIR),foi aprovado pela empresa certificadora Bureau Veritas Certification (BVQI) e, conseqüentemente, recomendado para a certificação com a norma NBR-ISO-9001:2008, abrangendo o escopo: “Desenvolvimento e fortalecimento do Associativismo e do Cooperativismo na Área de Proteção Ambiental do Pratigi ”.
Num prazo máximo de 60 dias, período em que a documentação decorrente da auditoria será analisada pelo escritório sede da BVQI, o certificado será emitido.
A noticia da certificação tem sido comemorada, com muito entusiasmo, pelas pessoas envolvidas no processo que conduziu a AGIR a essa privilegiada condição.Liderança, trabalho em equipe e melhoria continua são algumas das características que impulsionaram a OSCIP ao objetivo pretendido.
“Isto é um resultado da nossa tarefa de está padronizando as ações e organizando a nossa estrutura operacional”, comentou Aline Azevedo,líder de Organização Dinâmica, ao transmitir a noticia aos associados da AGIR durante uma Assembléia Geral Extraordinária realizada no ultimo dia 26 de maio,ocasião em que estes aprovaram a continuidade de procedimentos para que haja a manutenção da certificação e ainda aprovaram a busca da AGIR por outras certificações.
Nessa tendência estão a Biblioteca Pedro Rocha, os processos referentes à hospitalidade, o sistema de comunicação e informação.
O Que É ?
A ISO 9001 é um conjunto de requisitos que tem como objetivo orientar as empresas no sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de satisfazer os clientes, buscar a melhoria contínua e assegurar a competitividade da empresa. Esta norma pode ser aplicada a qualquer tipo e porte de organização.ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização (ou normatização) em nível mundial.
A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas. A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário