quinta-feira, 3 de junho de 2010

Iniciada a construção da primeira Estrada Parque da Bahia

Neste período que coincide com a Semana e o Dia Mundial do Meio Ambiente, terá inicio, na região do Baixo Sul do Estado, a obra de construção da primeira estrada parque da Bahia, um empreendimento do Governo do Estado em parceria com a Organização de Conservação de Terras (OCT), que se estende por aproximadamente 150 Km e se destaca como um importante modelo para o desenvolvimento sustentável da APA do Pratigi. O projeto foi concebido em forma de integração entre os cinco municípios que compõe a APA.

A expectativa é de que no prazo de 24 meses a Estrada Parque da Cidadania, como foi oficialmente denominada, e que conta com o apoio da AGIR (Associação Guardiã da APA do Pratigi) esteja concluída e já exercendo sua função social. Além de via de integração, comunicação e tecnologia, o projeto da Estrada Parque também envolve a ampliação dos benefícios gerados pelas cadeias produtivas, assim como pelos projetos de educação, cidadania e preservação do meio ambiente.

Respeitando o relevo da região e os traçados originais de antigas estradas de terra que foram estadualizadas nos municípios de Ibirapitanga, Ituberá, Igrapiuna, Nilo Peçanha e Piraí do Norte, a Estrada Parque da Cidadania terá um fortíssimo apelo para um agroecoturismo qualificado.

O Diretor Executivo da AGIR, Fausto Azevedo, informou que diversos equipamentos, como mirantes, portais, pontos de educação ambiental e pontes de passagem da fauna, serão instalados ao longo dessa rodovia ecológica que margeia áreas de lago e outras belezas naturais. Por isso haverá uma constante preocupação em promover aspectos paisagísticos e visuais em todo o percurso. O projeto também prevê a recomposição das áreas degradadas, para perfeita integração com o ambiente natural.

A topografia acidentada da Estrada Parque da Cidadania permite o fechamento de vales e a formação de espelhos d’água que além de proporcionarem um notável efeito cênico também permitirão ações diversas, desde o lazer da população até a criação de peixes como a tilápia que tem grande produtividade. Sendo assim possíveis lagos poderão surgir nas localidades de Roda D’Água, Rio do Meio, e Craveiros, dentre outros. Nesse contexto também está incluído o controle das cheias do Rio Juliana, no qual se encontra a deslumbrante Cachoeira da Pancada Grande, entre os municípios de Ituberá e Igrapiuna.

O fator fundamental para a escolha da pavimentação da Estrada Parque será a limitação de velocidade, objetivando assim a segurança dos usuários. Outros fatores importantes serão a durabilidade do pavimento e a sua manutenção. Considerando esses fatores, foi definida a utilização do paralelepípedo que apresenta um bom desempenho e possui caráter ecológico.
A utilização de tecnologias limpas com materiais da própria região, também implicará no aproveitamento da mão de obra local na manutenção da estrada. Como a área de intervenção da estrada encontra-se no interior de uma APA, os cuidados na exploração de jazidas serão redobrados, apresentando planos de exploração e de recomposição adequados para minimizar os impactos decorrentes.
Um outro detalhe a ser observado é a utilização de defensas (amuradas) em pedra bruta, o que garantirá a proteção dos carros e valorização das curvas. Os elementos serão definidos em função do tipo de pavimentação a ser adotado.

Visando garantir a segurança e permitir uma melhor apreciação da Mata Atlântica com a sua rica biodiversidade, estabeleceu-se que o limite máximo de velocidade, dos veículos que trafegarem pela Estrada Parque da Cidadania, não deverá ser superior a 25 km/hora. Procedimentos semelhantes serão adotados em relação à tonelagem dos veículos, já que não será permitido o transporte de cargas pesadas. Nessa rodovia não haverá acostamentos no sentido lateral da pavimentação.

Tanto a sinalização horizontal quanto a vertical serão implementadas de forma a atender satisfatoriamente as necessidades da estada, tendo em vista sua velocidade limitada e traçado sinuoso, com intuito de promover segurança aos usuários. Constarão também informações sobre a região e a APA do Pratigi. Ramais partindo das duas margens possibilitarão uma melhor comunicação com os pontos essenciais da geografia da APA.

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